Colégio João Paulo I


22ª Feira do Livro - Uma Experiência na Patagônia

O professor Eduardo Ferret Oyarzabal de Castro ministrou, no dia 1º de julho, a palestra Uma Experiência na Patagônia: Observando a Criosfera, na qual contou para as turmas do 4º ano a experiência vivida com os integrantes da Expedição Gaia Austral em 2014. A atividade integrou a agenda da 22ª Feira do Livro do Colégio João Paulo I.

A pauta de alterações climáticas e a necessidade de divulgação e inserção social do conhecimento acerca do tema, motivou a aproximação do Colégio João Paulo I com a Universidad de Magallanes – Programa Gaia Austral – e com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera), vinculado ao Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CPC/UFRGS).

Nesse escopo, a coordenação e o corpo docente do Ensino Fundamental elaboraram atividades curriculares que utilizam a Criosfera (massas de água congeladas da Terra) como tema motivador para os estudos nas áreas de Ciências da Natureza e Humanas. Os primeiros resultados deste trabalho puderam ser observados no evento comemorativo ao Dia Internacional da Antártica (1º de dezembro) em 2014 e pela 1ª Semana Polar do Colégio João Paulo I (de 16 a 18 de junho de 2015).

A 1ª Semana Polar contou com as palestras Histórias de Gelo e Neve: A Criosfera em Sala de Aula e Conectando-se com os Polos, ministradas pela Prof. Me. Paola da Costa Silveira (INCT da Criosfera, CPC/UFRGS), pela mostra “O que você sabe sobre a Criosfera?”, organizada pelo 4º ano do Ensino Fundamental e pela participação no lançamento do filme The Thin Ice: A História da Ciência do Clima, com debate conduzido pelo Prof. Dr. Jefferson Cardia Simões (INCT da Criosfera/CPC UFRGS) e pelo Prof. Dr. Francisco Aquino (Departamento de Geografia/UFRGS).