Colégio João Paulo I


22ª Feira do Livro - Novos Intercâmbios

Na terça-feira, 30 de junho, os estudantes do Ensino Médio participaram da palestra Intercâmbios Acadêmico – Culturais, ministrada pelo professor Eduardo Ferret Oyarzabal de Castro, no Auditório Moacyr Scliar. O objetivo da atividade foi divulgar as potencialidades acadêmicas proporcionadas pelos acordos de cooperação internacional, recentemente firmados pelo Colégio com a Universidad de Magallanes (UMag/Chile) e a Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal).

A colaboração com a UMag ocorre por meio do programa Gaia Austral que, motivado pela ideia de outreach, convida os estudantes a embarcar para a Patagônia Chilena, mais precisamente ao Parque Nacional Torres del Paine, com o objetivo de proporcionar a experiência do contato direto com a Natureza em ambientes extremos. O programa segue os princípios de mínimo impacto (Leave No Trace) e conduz os integrantes a situações de avaliação de risco e tomada de decisão, promovendo a autonomia, o autoconhecimento e a reflexão.

A viagem ao Chile em 2014 deu origem ao livro Expedição Gaia Austral 2014: Relatos de Viagem. A obra conta a experiência vivida por professores e estudantes por meio de fotografias e vídeos. O lançamento ocorreu no dia 27 de junho, durante a 22ª Feira do Livro do Colégio João Paulo I – Unidade Sul.

O acordo com a UBI prevê a realização da Semana Acadêmica João Paulo I, a ser organizada anualmente na cidade da Covilhã, sede do campus universitário. Este evento receberá uma comitiva da Escola para cursos e palestras ministradas pelo corpo docente da Universidade. O vínculo entre as duas instituições de ensino abre novas oportunidades acadêmicas para ambas as comunidades.