Colégio João Paulo I - Higienópolis

JPH  Notícias


Programa de Ginástica Laboral para alunos do Ensino Médio

Qualidade de Vida é um tema complexo e abrangente, envolvendo dimensões biológica, psicológica e sociológica.

Considerando os aspectos pedagógicos, a escola também deve enfatizar ações que promovam saúde de forma preventiva e que estimulem o bem-estar físico, mental e social de seus alunos.

Nos tempos modernos, o processo de ensino e de aprendizagem na escola de Ensino Fundamental e Médio torna-se cada vez mais intenso. Os alunos dedicam grande parte do seu tempo aos estudos e, consequentemente, diminuem o tempo dedicado às atividades físicas. Diante dessas contestações, evidencia-se a necessidade de buscar meios para um trabalho mental adequado aos alunos nas aulas durante o dia letivo.

Para tanto, a direção do Colégio João Paulo I - Higienópolis, juntamente com a equipe de professores de Educação Física, passou a oferecer um Programa de Ginástica Laboral para os estudantes do Ensino Médio, o qual já é amplamente aprovado e utilizado nas empresas e indústrias. Esse programa consiste na entrada em sala de aula, de uma a duas vezes por mês, em intervalos com atividade física de dez a doze minutos, com a execução de cinco a oito exercícios físicos, geralmente de alongamento e flexibilidade.

A professora de Educação Física, Sabrina Rocha, destacou a importância da consciência corporal e da educação do movimento para uma melhor qualidade de vida. “São exercícios simples de alongamento que os alunos também podem praticar fora do espaço escolar, principalmente em horas estendidas de estudo”. Segundo ela, além de aumentar a capacidade de concentração e da produtividade nos estudos, a prática reduz a incidência de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e do DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

 

Programa de Ginástica Laboral para alunos do Ensino Médio
(clique na imagem para ampliar)


Confira o álbum de fotos em: https://goo.gl/0TpzfU
Fonte:

Postado por: arprass