Colégio João Paulo I - Higienópolis

JPH  Notícias


Workshop de jogos e brincadeiras musicais

Terceira edição: Jogos e brincadeiras musicais populares do mundo

Após o sucesso das duas primeiras edições e mais de 100 educadores presentes, o Workshop de Jogos e Brincadeiras Musicais ministrado pelo educador musical Thiago Di Luca está de volta, apresentando JOGOS E BRINCADEIRAS MUSICAIS DOS 4 CANTOS DO MUNDO, para todos que trabalham ou desejam trabalhar a música no seu contexto de trabalho!

Workshop de jogos e brincadeiras musicais apresenta de forma prática jogos brincadeiras e canções do universo cultural folclórico brasileiro e mundial. Tem por finalidade fornecer ferramentas para a sensibilização musical de crianças e jovens nos mais variados contextos.

O curso apresenta aos amantes da música e da brincadeira um repertório de ritmos, jogos e canções pesquisados na nossa cultura popular, alguns mais, outros menos conhecidos. Propõe aos participantes caminhos para utilizar a música como ferramenta e como finalidade em sala de aula, através de várias atividades: jogos de mãos, manipulação de instrumentos musicais e objetos sonoros, canções de roda, brinquedos tradicionais da nossa cultura, entre outros.

Tendo a palavra como ponto de partida para a montagem de ritmos, jogos e canções, o repertório musical se apoia na poesia de parlendas e versos da cultura popular do Sul do Brasil. Propõe a a dança das palavras na música, o jogo com os sons e o movimento do corpo, os brinquedos e as danças foclóricas brasileiras, num clima leve e divertido!

INVESTIMENTO - R$ 50,00 (Antecipado) e R$ 60,00 (no dia)

CARGA HORÁRIA - 3 horas

DATA - 05.11 (sábado) das 10h30min às 13h30min

LOCAL - Colégio João Paulo I, unidade Higienópolis (rua Filadélfia, 314)

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES - dilucacultural@gmail.com - 51-8521-3034

PÚBLICO ALVO - Professores, professores de música, arte-educadores, estudantes, interessados em trabalhar com música nos mais variados contextos.

PARA PARTICIPAR DO WORKSHOP É NECESSÁRIA A INSCRIÇÃO PRÉVIA POR E-MAIL.

Currículo do educador - Thiago Di Luca

Thiago Di Luca é compositor e educador musical, licenciado em Música pelo Centro Universitário IPA (2009, Porto Alegre, RS) e pós-graduado no curso de Música, Ensino e Expressão da FEEVALE (2011, Novo Hamburgo, RS). Possui ampla experiência no ensino de Música junto a alunos da educação básica, tendo atuado desde a educação infantil, até o ensino médio.

É pesquisador e multiplicador da linguagem da Body Music ou Percussão Corporal e participou de cursos e workshops com artistas como Keith Terry (Grupo Slammin, EUA), Leela Petronio (ex integrante do Grupo Stomp), Jep Melendez (Espanha), Tupac Mantilla (Grupo Tekeye, Colômbia), Stênio Mendes e Fernando Barba (Barbatuques, Brasil). Foi um dos fundadores e coordenadores do BatuKatu, núcleo gaúcho de pesquisa e multiplicação da Música Corporal, que conta com a parceria de Fernando Barba (Barbatuques).

Já ministrou oficinas na área de Música, Educação Musical e Percussão Corporal em diversas cidades do estado do RS, como Morro Reuter, Novo Hamburgo, Bom Princípio e Porto Alegre. Participou do quadro de professores do Grupo Experimental de Dança de POA, mantido pela prefeitura de Porto Alegre. Na área acadêmica possui dois artigos publicados, um na revista Praksis (Universidade FEEVALE, RS) e outro no Seminário de Pós Graduação da Universidade FEEVALE.

Atua como preparador musical de atores, onde faz uso de elementos de áreas como teatro, dança e música. Como sonoplasta, trabalhou em grandes espetáculos do teatro gaúcho, em sua maioria dirigidos por Julio Conte e Patsy Cecato. Foi premiado no Oitavo Festival de Música de POA (2005) na Categoria Música Mais Popular. Em 2008 foi o único compositor gaucho selecionado para se apresentar na Bienal do Mercosul da UNE.

Em 2012 criou a trilha sonora do espetáculo infantil “Piá Farroupilha” (direção Bob Bahlis), baseada na obra do consagrado escritor gaúcho Carlos Urbim.

Em 2013, atuou como educador musical do projeto em âmbito nacional “Reciclar é Show”, sob a coordenação de Flávia Maia (Grupo Barbatuques) que articula Educação Musical com a utilização de instrumentos musicais confeccionados com material reciclado ou reaproveitado. Em 2014, participou do VII curso internacional de Orff Schulwerk, na universidade Federal de Caxias do Sul, Brasil, com os educadores Verena Maschat, Pollo Valejo e Estevão Marques.

Em 2014 lançou o musical infantil “Cantos de Linho, de L㠖 poemas cantados de Dilan Camargo, baseado na obra do consagrado e premiado escritor infantil Dilan Camargo, no qual atua como intérprete, compositor e diretor pedagógico.

Em 2015 iniciou o programa de Certificação Internacional Orff Schulwerk, level 1, no San Francisco International Orff Course, San Francisco, CA, EUA.

Em 2015 foi indicado ao Prêmio Teatro Revelação promovido pela Coordenação de Artes Cênicas do município de Porto Alegre, RS, Brasil, categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Prêmio Juri Popular, com o espetáculo musical Cantos de Linho, de Lã.

Em 2015 foi vencedor do Prêmio Açorianos de Dança, categoria Melhor Trilha Sonora, promovido pela coordenação de Dança do Município de Porto Alegre, como co-autor da trilha sonora do espetáculo de dança contemporânea “Normótico”, junto com o grupo My House.

Atualmente é professor de Música do Colégio Anchieta, Porto Alegre. Integra o quadro de professores de cursos de extensão do ISEI (Instituto Superior de Educação de Ivoti) e ministra cursos de Educação Musical, Música e Movimento e confecção de instrumentos musicais com materiais alternativos para públicos diversos.

Fonte:
  • Colégio João Paulo I - Higienópolis

Postado por: