Colégio João Paulo I - Higienópolis

JPH  Navegue Protegido


Navegue Protegido


As últimas duas décadas conheceram uma significativa difusão do conhecimento e da informação por meio da Internet, marcadamente pela via dos sites de conteúdo e de relacionamento. Essa nova realidade exige novos olhares e convida a que a família e a escola reflitam sobre questões importantes como privacidade, respeito ao outro, liberdade de expressão e aspectos legais que envolvem o tema. A presente cartilha esclarece o que são os sites de conteúdo e de relacionamento e convida a todos ao uso consciente e cidadão da Internet. Expressa-se, desse modo, nosso desejo de que ela seja uma boa ferramenta para que todos aprendam e se posicionem no sentido de usar as possibilidades da rede de forma segura e responsável.

Sites de Relacionamento

Os sites de relacionamento, as chamadas redes sociais, surgem como uma nova forma de comunicação entre as pessoas. Essa forma de comunicação é instantânea, gratuita, de alta abrangência e rápida disseminação. Para efetuar o cadastro nesses sites, é preciso, apenas, um endereço de e-mail válido.

Facebook

Os usuários criam perfis com fotos, listas de interesses pessoais e podem trocar mensagens públicas e privadas entre os grupos de amigos.


Twitter

O Twitter permite ao seu usuário enviar e receber mensagens instantâneas de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”.


Youtube

O YouTube é um site em que o usuário pode fazer uploads de vídeos em formato digital e disponibilizá-los na rede. Esses vídeos podem ser “baixados” (download) por qualquer pessoa e podem ser disponibilizados em blogs e em sites pessoais.


MMORPG

O MMORPG (Massively ou Massive Multiplayer Online Role-Playing Game ou Multi Massive Online Role-Playing Game) são jogos online em que milhares de jogadores criam personagens em um mundo virtual e dinâmico. Alguns exemplos desses jogos são League of Legends, Ragnarok, World Of Warcraft e Club Penguin; este último é voltado para crianças e pré-adolescentes e possui vários jogos e outras atividades.


Tumblr

É um tipo de blog de textos curtos e que aos usuários publicarem textos, vídeos, áudio, imagens e links. O usuário pode “seguir” outro usuário e ver os seus posts.


A Internet é uma ferramenta de trabalho que faz parte do cotidiano da sociedade contemporânea. Quando utilizada de forma consciente, se torna uma importante fonte de pesquisa, inclusive para os trabalhos escolares.

Sites que oferecem material de qualidade, informação e conhecimento,como Wikipédia, dicionários online e similares, artigos acadêmicos e científicos devem ser valorizados. O Colégio João Paulo I apresenta em seu site informações referentes ao funcionamento da escola, bem como textos informativos sobre diversos temas. Além disso, considera que as várias mídias acessadas pelos nossos alunos também podem ser fonte de comunicação e informação.


Use a internet com segurança

  Não revele dados que indiquem sua condição ou rotina (nome completo, endereço, telefone, locais de trabalho e de estudo, por exemplo).
  Preserve sua intimidade, não revelando dados de foro íntimo.
  Não se deixe fotografar em cenas que possam comprometê-lo.
  Não seja afoito ao iniciar amizades. Evite marcar encontros com pessoas desconhecidas, mesmo que pareçam confiáveis.
  Lembre-se de que há legislação específica para crimes de Internet, portanto atenção para com palavras e posicionamentos ofensivos, desrespeitosos,preconceituosos. Aja de acordo com a lei.
  Paute sua conduta pela ética e pelas normas de convivência civilizada.
  Seja, sobretudo, cidadão e denuncie tudo o que encontrar de errado na Internet.
  Procure informar-se a respeito das novas tecnologias, verificando quais estão de acordo com os interesses familiares. É possível encontrar informações no site Navegue Protegido.

Direito

Para o Direito, que é milenar, as atividades que se estabelecem pelos meios digitais são muito recentes, não havendo legislação extensa que regule as relações jurídicas nesses âmbitos. Apesar disso, os direitos já estabelecidos e os princípios gerais do Direito permitem considerar determinadas condutas como ofensivas, mesmo sem previsão legal específica quanto à esfera digital. Em outras palavras, é possível dizer que a maioria dos atos realizados por meio do computador, principalmente através da Internet, traz consequências jurídicas, e é preciso que todos estejam atentos a elas.

Em uma sociedade democrática, a liberdade de expressão é fundamental.No entanto, é preciso considerar que nenhuma liberdade, nenhum direito tende a ser absoluto: precisa sofrer limitações, para o respeito ao bem comum.Na Internet, isso se reflete na medida em que não é permitido omitir a identificação ao dizer o que se pensa. Ao tecer uma crítica a alguém e publicá-la na rede, por exemplo, o indivíduo deve identificar-se.

Conteúdo

Da mesma forma, é preciso ter cuidado com o conteúdo que se publica na Internet: a ofensa a uma pessoa (mesmo um comentário em um blog ou um tweet) pode gerar indenização por dano material, moral ou à imagem.Cabe lembrar, ainda, que comentários preconceituosos relacionados à origem, à raça, ao sexo, à cor, à idade e quaisquer outras formas de preconceito estão em desacordo com o respeito e com a promoção do bem de todos.

Imagem

Tendo em vista que o direito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem são protegidos, um cuidado especial também é necessário ao se publicar qualquer imagem. Antes de postar, em algum site, a fotografia de uma pessoa, é fundamental que ela autorize, sem qualquer restrição, que sua imagem seja exposta para os outros. A não observância desse procedimento pode acarretar obrigatoriedade de indenização por danos.

Direitos Autorais

Embora a Internet seja um espaço de trocas de conteúdos diversos entre os usuários, é fundamental estar atento aos direitos autorais, já que é aos autores que pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras. Ao realizar-se qualquer cópia de material produzido por alguém, deve ser citada a fonte. Igualmente, sempre é conveniente lembrar que os direitos de propriedade também protegem as músicas, os vídeos e todos os outros tipos de mídia.

Cyberbullying

As agressões, sobretudo verbais e psicológicas, também ganharam nova feição quando começaram a ser praticadas no mundo virtual. O cyberbullying inclui e-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento, torpedos com fotos e textos constrangedores, entre outros. Assim, é importante que se observem as relações criadas no mundo digital, para que estas não se tornem ofensivas nem para si nem para outrem, já que esse meio tem por característica a exposição de todos os envolvidos. O poder de agressão produzido pelo cyberbullying tem maior repercussão, na medida em que é ilimitado o espaço virtual. Espera-se, então, que ninguém compactue com esse tipo de violência.

A Lei

Como se afirmou anteriormente, em qualquer circunstância, é importante estar atento aos direitos e às obrigações impostas para a vida em sociedade. Na Internet, isso não é diferente. E, justamente para a proteção coletiva, as atitudes que vierem a atentar contra o bem individual serão punidas pela lei.

Cuidado Sempre

Considere e analise, em família e principalmente com seu filho, as seguintes regras, para o uso consciente da Internet:

  Não ofender quaisquer pessoas; ao tecer críticas, não se isentar da identificação pessoal.
  Não promover qualquer prática de preconceito de origem, raça, sexo, cor,idade e quaisquer outras formas de discriminação.
  Jamais desrespeitar ou violar a intimidade, a vida íntima, a honra e a imagem das pessoas.
  Não adulterar imagens e vídeos de outras pessoas, principalmente de modo a expô-las. Não usar textos, imagens e vídeos de outras pessoas sem citar a fonte.

Fundamental

É fundamental a preocupação com o uso que as crianças e os adolescentes fazem da Internet: a utilização consciente desse recurso depende dos pais,que são responsáveis civilmente pelos atos dos filhos. Esse é um dos caminhos para a concretização do respeito individual e coletivo na sociedade contemporânea.